terça-feira, 24 de agosto de 2010

Roteiro de umas férias




Programámos a saída para as 8 da manhã, saímos às 10, os habituais atrasos das mulheres.

Rumámos a Porto Covo à procura da tranquilidade das tardes calmas desta vila. Foram três dias de pura ociosidade, com umas idas à praia ao entardecer, quando o Sol já não deixa marcas no corpo. Ficávamos até o astro desaparecer num horizonte avermelhado, prenúncio de mais um dia de calor intenso.

Ao fim do dia íamos até ao Café Marques beber a bica e acabávamos a noite lambuzados por um gelado, daqueles que engordam mesmo... mas que nos sabem tão bem. Férias são férias.

Depois, como que num regresso às origens e numa procura do alento que nos alimenta a alma, nos conforta o espírito e nos acalma as saudades fomos ao Alentejo profundo, aos recônditos de uma província esquecida.

Foi uma travessia por entre os raios de um Sol abrasador que tornava a estrada um tapete luzente e cheio de reflexos. Paramos em tudo onde os líquidos frescos pudessem mitigar esta secura que se apoderava de nós.

Finalmente Amareleja, terra parada no tempo, onde o sossego só é quebrado por alguma mosca entediada que teima em nos azucrinar a paciência.

Amareleja, vila perdida na imensidão do nada, onde o calor fustiga de forma tão intensa que até as próprias aves que se afoitam a cruzar o espaço caiem numa agonia de morte.

Quando a tarde ia esmorecendo os raios de calor, continuámos até Sobral d’Adiça, pequena aldeia empoleirada na serra do mesmo nome. Ruas desertas. Só à porta de alguma taberna, mais fresca, alguns homens olhavam curiosos para quem se atrevia a bulir com a calma de uma tarde quente.

Foi apenas uma passagem na tentativa de descobrir um mistério que anda comigo, que faz parte de mim. Mas... ainda não foi desta.

O dia estava a acabar e o nosso apetite leva-nos até Safara, ao Restaurante Arcada. Para mim é poiso obrigatório. Pelo telefone já tinha encomendado o Ensopado de Borrego, nem todos quiseram, mas eu não dispenso. Estava, como sempre, divinal.

Fomos pernoitar a Santo Aleixo da Restauração, pequena aldeia onde o tempo parou, mas que me enche de tão boas e gratas recordações. Só me apetece fechar os olhos e ficar numa letargia que me retempere.

No dia seguinte, depois de um pequeno-almoço diferente, com um pão próprio, um queijo especial, umas “popias” alentejanas e uns bolinhos folhados com gila, deixámos já com saudades, este pequeno pedaço do passado e continuamos para a derradeira fase destas curtas férias.

Que me perdoem os que se arvoram na defesa do “faça férias em Portugal”, mas os hábitos, os preços e as condições levam-me a outras paragens, tão próximas e tão diferentes.

Punta Umbria foi o destino seguinte.
Magnifica, feita para o turismo. Imensos quilómetros de praias com dunas de areias douradas, mar calmo, duma tranquilidade que convida e com águas com uma temperatura que corpo agradece.

De manhã partíamos à descoberta, para a tarde escolhemos a Praia de La Bota. Porque? Calhou, gostamos de uma praia isolada entre pinhais, dunas de areia fina, águas quentes.

Havia muita gente, mas pela dimensão não se notava.

Ficávamos até que o Sol mergulhava, também, na quietude do mar.

À noite perdíamo-nos na multidão, no marisco fresco, nas “cañas” geladas e nas conversas até que o sono nos vencia.

Agora olho para os papéis que esperam por mim, para o computador que hiberna até que lhe carregue no botão.

Adeus férias, voltemos ao trabalho









8 comentários:

Sónia da Veiga disse...

Apesar da campanha, compreendo perfeitamente a ida para Espanha e, pela maravilhosa descrição, adoraria conhecer...
Mas também o resto da viagem, só que no Inverno porque, nesta altura, seria o mesmo que andar pelo Sahara e eu não tenho camelo!!!
;D
Bem-vindo e, apesar dos papéis, espero que tenha um tempinho para blogar de quando em vez que já fazia falta!!!

[E nada de resmungar com o atraso das mulheres porque, sem esses atrasos, alguma coisa fica esquecido e, a meio do caminho, toca a resmungar e a voltar para trás!!! :S ]

Manuel disse...

Sonhadora deixou um novo comentário na sua mensagem "Roteiro de umas férias":

Meu querido amigo Manuel

Umas belas férias e ainda por cima passando pela bonita vila de Amareleja...minha terra.

Deixo um beijinho
Sonhadora

Laços e Rendas de Nós disse...

A imaginar pelo roteiro / resumo foram umas férias em grande!

Beijo

Luz disse...

Amigo Manuel,
Desde já, que bom tê-lo de volta!

Não imagina com que alegria li este texto num momento menos bom..., recuei no tempo, passei por estas paragens que aqui descreve tão bem de forma para mim sublime, que retratam tão bem o que sentimos quando por estes lugares passamos e conhecemos; lugares de um tempo feliz e que dizem tanto, que nos deixam tantas recordações e, são tantas e felizes as que tenho que só posso agradecer apesar de já não ter aqui quem me proporcionou tudo isto! Obrigada amigo Manuel, estas suas férias foram uma delícia, uma descrição excelente,sentida e vivida.

Obrigada também pelas suas palavras, agradeço cada uma delas, denotam amizade e carinho, não se preocupe eu vou voltar, é apenas uma pausa, mas a blogosfera também não ficaria mais pobre com a minha ausência, afinal quem sou eu!? No entanto, há sempre uma Luz que não se apaga (entre outras) e, eu sou uma delas, sem qualquer pretensão :)
Aproveito para dizer que tem um presente num dos meus espaços, (foi o primeiro, o que deu o mote e, que tem também um significado muito especial para mim e, na minha vida),não sei se alguma vez o espreitou...,
www.atomovida.blogspot.com, convido-o a espreitar e receber o presente que lhe ofereço, merece-o!

Beijinho com amizade da Luz

AFRICA EM POESIA disse...

Manuel

Já tinha...saudades.

A minha Africa en poesia fica...deliciada com a tua presença.

Um beijo

Ludmila Ferreira disse...

Queee bom que voltou.. já estavaa morrendo de saudadess.. ^^

Coomoo vai... ?

Sim meu caroo.. descobriir o quanto sou amantee da vida, mesmo com poucos altos e muuitos baixos o importante é estar aqui....!

Um enormeeeeee abraçooodeurso!!!!


beeeijOdalua!

Magia da Inês disse...

Olá, amigo!
Seja bem-vindo!!!
Eu estava com saudades.
Um ótimo fim de semana!
Tudo de bom!!!
Beijinhos.
Dila
♥ Brasil

Unknown disse...

Consegui ver umas férias bem passadas com a sua escrita... gostei! Bjinhos