sexta-feira, 1 de agosto de 2008

O Amadeu


Era talvez o meu melhor amigo.
Não me lembro como nos conhecemos, nem onde. Sei que fomos cimentando a nossa
amizade nas diversas esquinas desta vida. Sentimos na pele todas as agruras de uma guerra colonial que nada nos dizia, fechamos os olhos a muitos camaradas sempre á espera da nossa vez. Como me lembro de todos os momentos passados no mato, arma na mão e o medo a transpirar por todos os nossos poros. Era sempre o Amadeu a tentar manter em alta a abalada moral de todos. Como recordo as suas palavras nos momentos de aflição.
A verdade é que o inicio desta amizade se perde no tempo, talvez dos bancos da escola, mas sinceramente nem eu nem ele conseguimos recordar como e quando começou.
Muitas vezes estivemos em desacordo, quase sempre por causa de uma mulher, mas o bom senso prevaleceu e as nossas divergências eram ultrapassadas á volta de uma imperial bem fresca.
Um dia, recordo como se fosse hoje, apareceu ofegante e totalmente alterado
Não parecia o Amadeu de todos os dias, calmo, alegre e folgazão.
Estava transtornado.
-Que aconteceu? Perguntei.
Olhou-me de forma distante. Abstracto, sem emoção. A custo balbuciou:
-Ela foi embora. Deixou-me.
Os olhos ficaram marejados de lágrimas, o rosto congestionado.
-Foi embora. Desapareceu. Com tanto que eu fiz por ela. Quando a encontrei estava mais morta que viva. O pelo estava em tão mal estado que mais parecia uma rata do esgoto. Agora desapareceu. Ingrata, as mulheres são todas o mesmo. Tratei dela, dei-lhe carinho, um lar e agora mal apanhou o portão aberto.
Fiquei atónito.
-Mas estas a falar de uma cadela. Que tem as mulheres a ver com isso?
Olhou para mim, não sei se me estava a ver, tão inchados estavam os seus olhos e soluçou:
-Tal e qual como a Silvina. Desapareceu da mesma forma. Sem o menor gesto de gratidão.
-As mulheres são todas iguais!




2 comentários:

Unknown disse...

Todas diferentes! É o que somos! Bjinhos.

Filipa M. disse...

ADORO esta música... tem tanto significado para mim... Também a tenho no meu Blog.